PAGINAS

sexta-feira, 20 de março de 2015

Escolhas - #indignada



Acho que já falamos disto aqui blog, sei que as postagens estão mais distantes... tem tanta coisa que quero escrever, mas também quero dar um foco pro blog e estou trabalhando “mentalmente” nisto...
A capacidade de fazer escolhas é uma capacidade inata do ser humano, desde muito pequenos aprendemos que não da para ter tudo e fazer escolhas vai se torna parte de nossas vidas...
O problema que é tenho visto muitas pessoas que fazem escolhas com base na probabilidade de dar certo depois...
Vou explicar melhor:
Quando fazemos uma escolha, seja ela algo simples como a roupa que vestiremos pela manhã ou uma decisão para a vida, temos que lembrar que ela deve ser boa não só no momento, mas futuramente, que ela não “melhorar” com o tempo, o acaso não resolverá nossas vidas...
Se decidimos vestir uma roupa leve temos que pensar no tempo que ficaremos na rua, se estamos em época de chuva, se esta frio ou calor, se a noite ainda estaremos na rua, se as noites tem permanecidos quentes ou frias, onde iremos ao longo do dia, se ficaremos expostas ao ar condicionado e etc...
Quanto as decisões mais impactantes temos que considerar muito mais características e conseqüências, mas tenho notado que algumas pessoas levam a vida como adolescentes imediatistas e inconseqüentes...
Obviamente algumas atitudes ou decisões acarretam em situações inesperadas, acabamos chegando a limites que não esperávamos, e até pode se parecer com inconseqüência, mas se o objetivo final ainda pode ser alcançado, se ajustes de percurso podem ser feitos, sem que estes exijam mudanças de terceiros, talvez a resposta esteja no processo de amadurecimento que todos experimentam ao longo da vida...
Não estou falando disto, estou falando das escolhas obvias, que são imaturas, imediatistas e inconseqüentes e o pior muitas vezes irreversíveis, ou se revertidas causam marcas profundas e desastrosas...
Me pergunto: Porque as pessoas escolhem para suas vidas coisas erradas e incertas simplesmente para resolver um problema imadiato:
Porque casam errado?
Porque tem filhos se não querem cuidar?
Porque engatam em uma profissão que não realiza e não fazem nada para mudar?
Porque se submetem a pessoas opressivas, e se deixam oprimir?
Porque ficam adiando a vida, como se ela fosse esperar?
Há tantas outras situações para falar, mas vou parar por aqui...
Só quero expressar minha indignação pelas más escolhas, e pela total falta de interesse em transformar a situação.
Claro que minha formação e conhecimento me trazem uma serie de explicações emocionais, espirituais, psicológicas, causas internas, externas, herdadas de família, aprendidas com o meio, condições impostas e aceitas....
Porém ainda me indigno com o fato de as pessoas aceitarem a infelicidade e tristeza como forma de vida, aceitarem o mínimo como se isto fosse o que lhe cabe, abrir mão do melhor, do que poderia conquistar se acreditasse em si mesmo...
Existem pessoas que, sem Deus, sem formação, sem os recursos básicos, não aceitam o pior, não aceitam o mínimo e acabam indo tão longo, e outras que possuem todos os recursos humanos e divinos e ainda assim se conformam com tão pouco...

#indignada

Nenhum comentário: