PAGINAS

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Crianças: elas serão os adultos do futuro!

Crianças são seres humanos com entendimento, percepção e sensibilidade mais apurados que dos adultos, pois são puros, suas mentes estão livres de influencias e interesses pessoais, isso faz com que tudo que elas vivenciem fique gravado em sua memória, e o pior é que toda essa informação será carregada ao longo de toda vida, e é a base da construção do futuro adulto.
Que tipo de informação nossas crianças tem recebido?
Que exemplo temos dado? Dizemos uma coisa e fazemos outra?
Com certeza elas aprendem o que fazemos, nossos gestos, atitudes, reações, intenções tudo é percebido em silencio, e muitas vezes não perguntamos para as crianças ao nosso redor o que entenderam, o que sentiram em relação aos problemas e acontecimentos vividos.
A falta de preparo dos pais atuais é uma grande preocupação, porque não tem filhos porque querem ter filhos, porque querem criar um ser humano, tem filhos como conseqüência indesejada de uma relação.
Tudo se torna uma bola de neve, porque a família está desestruturada, despreparada, se forma no impulso, não há conscientização de que o sexo deve ser praticado com responsabilidade para evitar qualquer resultado indesejado, os adolescentes se envolvem em relacionamentos sem qualquer estrutura porque falta informação muitas vezes. Então tudo começa em um lar onde os pais não orientam seus filhos, que consequentemente se envolvem em relacionamentos sem estrutura e com o apelo sexual da mídia e a cobrança dos colegas acaba mantendo relações sem qualquer cuidado e gerando crianças que não terão uma estrutura familiar, sendo assim essas crianças serão educadas por pessoas que até podem amar seus filhos, mais não tem ainda a maturidade para criar uma criança.
De outro lado temos os casos em que crianças sofrem agressões por serem indesejados ou porque os pais já vêem de um lar onde sofriam tais agressões, e é isso que esse pais tem guardado na memória, essa foi a base em que esses adultos se formaram.
A solução para as crianças de hoje deve vir dos adultos conscientes, envolvidos direta ou indiretamente com as famílias, o governo também tem papel fundamental nessa batalha, porque através de projetos pode incentivar o planejamento familiar, a orientação dos adolescentes quanto as conseqüências de relações sexuais, e a orientação de futuras mães quanto a criação de seus filhos.
Também é importante que as pessoas ao redor das crianças como professores, tios, avos, amigos das famílias tenham uma amizade com as crianças para que elas se sintam seguras para denunciar qualquer abuso sofrido, crianças precisam saber que existem pessoas em quem elas possam confiar e em alguns casos essas pessoas não são seus pais porque sofrem violência e abusos de quem deveria dar amor e educação.
Outra coisa importante é a sensibilidade para o apelo de uma criança que as vezes não vem como um pedido de socorro claro, e sim com uma pergunta, um comentário, uma conversa que superficialmente abrange o abuso sofrido, e conhecer bem a criança é muito importante para entender o que elas está querendo dizer.
Para a formação de um adulto responsável, sem marcas ou interferências ruins em sua personalidade é preciso que a criança cresça em um lar estruturado, com pessoas interessadas em ensinar e educar um ser humano, conscientes de que tudo o que for vivido na infância é a base da vida. Os pais devem não só amar seus filhos, mas buscar orientação para criá-los, porque ninguém nasce sabendo então buscar ajuda dos avós da crianças, de livros, dos professores que já trabalham a mais tempo com crianças, de profissionais como psicólogos, pedagogos, e outros que tem um conhecimento é muito valioso. Os pais podem ser heróis ou bandidos, depende somente do interesse de cada um em dar a seus filhos uma base sólida e bem estruturada.

Nenhum comentário: