PAGINAS

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mães, até onde elas devem “mandar”???





Um dia desses atendi uma mãe, cujo filho não quer ir pra escola, e ela não consegue incentivá-lo a fazer isso, ela falava como se não soubesse mais o que fazer. Sempre que eu dizia que ela devia mandar ele ir pra escola, falar pra ele que sem estudar ele ia ficar pra traz, ela me dizia “mas eu já fiz tudo isso”.
Então fiquei me perguntando, até onde vai a responsabilidade de uma mãe, até onde ela deve “mandar” no filho???
Acredito que se alguém decide colocar um filho no mundo, ou adotar uma criança como filho, ela tem responsabilidade sobre a pessoa que tal criança vai se tornar, e tem que ter consciência de que crianças e adolescentes ainda não sabem o que é melhor pra eles, então às vezes ela vai ter que “mandar”, e mandar não significa obrigar, mas deixar claro os motivos pelos quais é preciso fazer aquilo, e ter consciência de que como mãe, ela deve fazer o for possível para que tal tarefa seja executada, não vou aqui discutir quais são os mecanismos de poder que podem ser utilizados por uma mãe para incentivar seu filho, mas sabemos que elas devem exercer sua autoridade.
Existem regras sociais e culturais com as quais convivemos. A escola surgiu para suprir a necessidade de educação, que com a era industrial ficou defasada pelas famílias, que precisavam passar algumas horas do dia trabalhando e não tinham mais tempo pra cuidar e educar seus filhos. Mas será que a responsabilidade de educar, então, é somente da escola? Claro que não, enquanto escola e família não caminharem juntos e enquanto os pais não souberem impor limites, e usar a autoridade que possuem os problemas sociais só irão aumentar.

Nenhum comentário: