PAGINAS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Inquietação!!!



Porque Educação???     Porque História???      Porque métodos diferentes???

Porque não me canso de estudar e pesquisar métodos que levem as pessoas a pensarem, a raciocinarem, a ver quantas coisas existem ao redor...

Por que acredito que é aprendendo a pensar que as pessoas se tornam livres, capazes, e autônomas...
Porém não aprendemos a pensar sozinhos, mas também não aprendemos a pensar quando acreditamos que só o outro tem algo para nos ensinar...

E ao conhecer a história, pessoas que viveram e fizeram coisas grandes, pequenas, reconhecidas, esquecidas ou escondidas é que podemos entender melhor quem somos, e encontrar meios de pensar, de resolver situações, descobrir coisas novas...

Porém os métodos de ensino adotados hoje, aqui no Brasil na educação me incomodam, ao meu ver são limitadores do pensamento...

Parece que a verdade está com quem ensina, como se quem aprende não soubesse de nada, e não pudesse construir seus próprios conhecimentos...

E o grande problema é que depois que você “tranca uma pessoa dentro da caixa” é muito difícil resgatá-la de lá, e ela sempre vai precisar de alguém para lhe dizer o que fazer, não porque é incapaz, mas porque nunca lhe ensinaram a usar sua capacidade....


E esta é minha inquietação, tento ensinar as pessoas a usarem a capacidade que tem, não quero pessoas que me admirem, ou que se espelhe em mim, ou que busquem meus conhecimentos, não, isto é frustrante e o contrário de tudo que acredito....

Mas quero sim que as pessoas que ao passarem por mim consigam descobrir quem são, seu verdadeiro potencial, tomem gosto por pensar, por aprender, por se libertar das mentes dos outros...
Gosto muito de ser contestada, de conversar com pessoas que não acreditam nas mesmas coisas que eu, que questionam o que eu falo.... porque estas pessoas me fazem crescer, me fazem firmar minhas crenças e valores...

Além disto, estas pessoas questionadoras, que pensam, não são pessoas buscando alguém pra se apoiar, mas sim dispostas a entender as pessoas e o mundo que as cerca, e pensando sempre vão chegar a um lugar concreto, real, e vão se apoiar no que realmente acreditam, e não nas crenças e valores dos outros.

Nenhum comentário: